
Canela, pimenta e gengibre: o uso de termogênicos naturais e seus benefícios para a saúde .
Por Maria Luisa Bellotto
Canela, pimenta e gengibre são exemplos de alimentos termogênicos, ou seja, são alimentos com reconhecida capacidade de transformar em energia as calorias provenientes da gordura corporal. Estes alimentos, assim como alguns outros, são muito comuns e fáceis de serem introduzidos na dieta e geralmente são usados para potencializar os sabores de outros alimentos. Eles são capazes de alterar processos digestivos, absortivos e metabólicos através da direta sinalização neuronal relacionada a alteração do balanço energético, por esta razão são alvo de diversos estudos na área da nutrição.
Apesar da pimenta ajudar a mobilizar os ácidos graxos para serem usados como fonte de energia, ela também é muito estudada por ajudar no controle do apetite, e portanto, para o controle do peso. No entanto, essas substâncias, são apenas parte da solução do grande problema de ganho de peso que enfrentamos nos dias de hoje, já que seu poder de aumentar o gasto energético é muito pequeno diante das altas quantidades de alimentos ingeridos.
Todos estes alimentos são também ricos em substâncias antioxidantes, e possuem importante papel nos cuidados de úlceras digestivas, causada pela presença da bactéria H. Pylori, e também ajudam a prevenir o câncer de estomago.
Sabe-se que a canela é um importante aliado para controle da glicemia e para a resistência insulínica, além de diminuir o esvaziamento gástrico aumentando o tempo da saciedade e melhora a glicemia. Estas substancias e outras como alho, cúrcuma, chá verde e outros temperos a base de ervas, são também considerados muito benéficos para controle da inflamação gerada pela obesidade e a resposta termogênica. Acreditamos que estes alimentos devem estar presentes diariamente na nossa alimentação, mas sozinhos não solucionam o problema do excesso de peso, junto a eles a alimentação adequada e pratica de atividade física devem ser colocados sempre em prática.
Fonte:
KOCHHAR, K. P.(2008). DIETARY SPICES IN HEALTH AND DISEASES (II). Indian J Physiol Pharmacol; 52 (4) : 327–354.
Maria Luisa Bellotto (CRN. 21430) é nutricionista pela Universidade Metodista de Piracicaba especialista em Nutrição Esportiva pela Universidade de Barcelona (Espanha) em 2003 e doutora em Educação pela Universidade de Lleida (Espanha). Atualmente é colaboradora do grupo de pesquisa FISEX – UNICAMP (Laboratório de Fisiologia da Faculdade de Educação Física), nas linhas de pesquisa de obesidade, terceira idade, compostos bioativos e inflamação. Também investiga sobre hábitos alimentares de atletas para divulgação e publicação em revistas científicas ou comerciais. www.mlbellotto.com