
E se eu parar de fumar?
Hoje é o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Oportunidade sensacional para tratar desse assunto.
Vivemos dias privilegiados, hoje fumar não é mais bonito. Entre jovens, parece que ainda é sinal de ousadia, mas a grande maioria dos jovens e adolescentes já acham o cigarro mais sujo que bonito. Nosso desafio entre eles está muito mais voltado para o Narguile que para o tabaco na população abaixo de 30 anos.
Porém, há milhões de brasileiros que estão aprisionados pela dependência ao tabaco. E estamos aqui para ajudá-los! Hoje há tratamentos bastante eficazes que podem diminuir os sintomas de abstinência e superar as dificuldades dos primeiros meses sem o cigarro. Eu acabei de atender um paciente que fuma há 50 anos com uma média de 50 cigarros ao dia! É uma carga tabágica muito alta, a mais alta que já vi! Justo no Dia Nacional de Combate ao Fumo!
Para dar um estímulo adicional, o INCA (Instituto Brasileiro de Câncer), fez um lindo site chamado E se eu parasse de fumar, que dentre tantas informações boas, mostra uma calculadora de quanto você teria economizado se parasse de fumar.
Para se ter idéia, não havia espaço na calculadora para o quantidade do meu paciente, porém, na média de 3 maços ao dia por 50 anos, eis abaixo o que meu paciente teria comprado com o dinheiro do cigarro:
Uau! Um carro de luxo! Ou um belo imóvel para sua família!
Sem dúvida, os benefícios são muito maiores que o dinheiro, mas isso é para ilustrar quanto prejuízo o cigarro provoca, esses já tão conhecidos pela população.
Eu quero deixar por fim algumas dicas de como parar de fumar: