5 alimentos para garantir as suas festas com um coração saudável
Chegamos em dezembro. O ano termina e começamos um período intenso de festividades e, se tem algo que sabemos fazer bem é comemorar ao redor da mesa, o que sempre favorece alguns abusos. Por isso, essa semana, teremos uma série de dicas bacanas para você comemorar o natal e ano novo e minimizar o peso da consciência.
Hoje, coloco aqui os alimentos que você deve garantir na mesa da sua ceia e no seu dia a dia:
1. Gorduras mono e poli-insaturadas: Essas gorduras são as chamadas "gorduras boas". Elas não são isentas de calorias, porém possuem efeito benéfico no seu organismo e o seu corpo consegue metaboliza-las melhor. Elas ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol ruim (LDL), além de serem boa fonte de energia para o seu dia a dia. Bons exemplos de fontes dessas gorduras são: Coco, Abacate, Castanhas, Amêndoas, Nozes e Azeite de Oliva. Ou seja, turbine seu cardápio matinal com uma vitamina de abacate, por exemplo, coloque um mix de castanhas como entrada, tempere sua salada com azeite extra viegem.
2. Omega 3: O ômega 3 é um tipo de gordura muito boa para atuar também no metabolismo do
colesterol. Apesar de você ter opções para suplementar ômega 3 em farmácias e lojas de suplementos, eu sou mais favorável que você coloque alimentos ricos em ômega 3 na sua alimentação. Você pode encontrar ômega no salmão e outros peixes (você pode fazer um belo sashimi de salmão para sua ceia ou até mesmo um escabeche de sardinha fresca!) e também na chia e na linhaça que podem compor sua salada ou misturadas em bolos e massas, por exemplo.
3. Chocolate amargo 70%: Se você está no grupo dos chocólatras ou acha que para uma dieta saudável a única sobremesa possível uma fruta, saiba que o cacau é rico em polifenóis e antioxidantes e que possuem um efeito benéfico na melhora da função endotelial, que é onde começa a aterosclerose, que são as placas de gordura que causam infarto. Exitem inúmeras sobremesas que você pode incrementar com cacau em pó ou com chocolate 70% e já é uma forma de melhorar a qualidade nutricional total da sua ceia.
4. Suco de Uva integral sem açúcar ou vinho: a uva possui um componente chamado Resveratrol que possui efeito antioxidante, principalmente do colesterol ruim e melhor a função das plaquetas, já que o infarto é a formação de um coágulo sobre uma placa de gordura rota. Se você não consome álcool, não é obrigado a tomar vinho, mas vale trocar o refrigerante por um suco de uva integral.
5. Turbine sua salada: Não tenha dúvidas que no dia da ceia, a melhor forma de você moderar o consumo das “gordices” é comer um bom prato de salada antes. Vale pensar numa salada bacana, apetitosa para diminuir a voracidade do seu apetite antes de consumir os alimentos que não são tão bons assim. As fibras da salada atuam como uma vassoura dentro do seu intestino, diminuindo a absorção de alimentos ruins para o seu organismo. Vale lembrar também que as saladas consumidas diariamente reduzem tanto o risco de doenças cardíacas como câncer de intestino, ou seja, você não pode deixar de lado.
Espero que tenham gostado. Teremos ainda essa semana outras dicas que como passar suas festas de fim de ano da melhor maneira possível, ou seja, garantindo um coração saudável. Fiquem com vídeos do YouTube sobre gorduras boas para o coração e colesterol: